4 dicas para garantir a concentração no ambiente de trabalho

Em alguns dias parece ser impossível manter o foco ininterrupto no trabalho, não é? Descubra maneiras de organizar seu espaço de maneira que a concentração seja viável (pelo menos em alguns momentos)

 

Entre telefonemas, e-mails e conversas aleatórias, interrupções estão sempre acontecendo em um ambiente de trabalho moderno. Em um artigo escrito para o site FastCompany, a escritora Laura Vanderkam conta que esse ambiente pode ser bom se você está fazendo um brainstorm, mas pode ser bem desconfortável se você está tentando pensar em algo importante.

Liderar é saber ajudar as pessaos a saber fazer com que elas deem o seu melhor. “Por mais que você queira que os membros da sua equipe interajam entre sim, as vezes liderar significa ajudar as pessoas a acharem meios de concentrarem também”, destaca a autora.

Confira 4 formas de ajudar as pessoas a manterem a concentração:

1 – Crie espaços de calmaria

Apesar de lugares abertos serem ótimos para conversas espontâneas e para um trabalho de colaboração, eles são horríveis para privacidade e foco. Então, caso você trabalhe em um espaço com poucas divisões, crie alguns espaços para te ajudar a se concentrar, como uma mini biblioteca: Uma sala de conferência vazia, um escritório vago, etc.

2 – Crie tempos de calmaria

“Pense nisso como uma sala de estudo para crescidos. Por um determinado período de tempo, uma hora por dia, ou 2 vezes por semana, todos podem concordar em um ambiente silencioso”.

Essas horas de calmaria dá a alguém permissão para que ele se foque em um local, sabendo que eles poderão andar e interagir em outros momentos. Pode não funcionar perfeitamente todas as vezes, mas se sua equipe está com dificuldades, pode ser uma boa alternativa para se tentar..

3 – Crie placas para sinalizar que está ocupado

Se os tempos de calmaria não são possíveis onde você trabalha, ou se as pessoas precisam de mais tempo, você pode criar uma placa ou sinal que diz “eu estou tentando trabalhar e ao menos que alguém esteja sangrando, eu iria preferir que você não me interrompa”, como coloca Vanderkam.

Alguns escritórios podem usar uma pequena bandeira que todos podem utilizar. Pode também ser algo específico para o ambiente em que você trabalha, não importa. A ideia é que a forma de sinalização impeça que possíveis interrupções venham até você. “Esta pessoa pode estar no meio de uma criação genial e de repente você a interrompe”.

4 – Divida sua forma de se comunicar

Quando se procura a raiz da falta de concentração no trabalho, acredite, os maiores culpados são os chefes. Até porque faz parte da natureza humana responder o e-mail do chefe assim que o recebe, porém, é improdutivo estar com sua caixa de entrada aberta, esperando e-mails.

Então, manter uma lista com as funções de cada um em sua mesa é melhor do que mandar diferentes e-mails, os atrapalhando seja lá no que eles estejam fazendo. Você não quer ser o motivo da falta de concentração de alguém e, com um pouco de planejamento, não será.

 

Fonte: http://www.administradores.com.br/noticias/carreira/4-dicas-para-garantir-a-concentracao-no-ambiente-de-trabalho/86131/

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