Postos de saúde terão horário estendido no mês de combate ao câncer

Outubro é o mês oficial de combate ao câncer de mama e de colo do útero em mulheres. Este ano, dentro das programações do Outubro Rosa, todos os postos de saúde da cidade terão horários estendidos para consultas. “Mulheres que trabalham o dia todo terão a oportunidade de fazer o preventivo e os exames necessários depois das dezoito horas. A princípio alguns postos agendarão consultas até as oito horas da noite”, disse a coordenadora da atenção básica do município, Raquel Xavier.
As agentes comunitárias de cada comunidade estão fazendo uma triagem e os agendamentos conforme a necessidade de cada localidade.
Todas as segundas-feiras do mês serão destinadas para o trabalho de conscientização numa tenda montada em frente à unidade móvel do OdontoSesc (próximo ao colégio Ceal). Nos dias 6, 13, 20 e 27 uma equipe estará no local distribuindo material informativo e orientações sobre prevenção da doença.
O dia “D” será numa sexta-feira (17), na Praça Paulo Carneiro, em frente ao Mercado Público. O evento ainda não está com a programação finalizada, mas Xavier adianta que serão oferecidos diversos serviços gratuitos durante o dia inteiro.
Câncer de mama:
O câncer de mama é um tumor maligno que se desenvolve na mama como consequência de alterações genéticas em algum conjunto de células da mama, que passam a se dividir descontroladamente. Ocorre o crescimento anormal das células mamárias, tanto do ducto mamário quanto dos glóbulos mamários. O câncer da mama é o tipo de câncer que mais acomete as mulheres em todo o mundo, sendo 1,38 milhões de novos casos e 458 mil mortes pela doença por ano, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS).
Câncer de colo de útero:
Câncer de colo de útero, também conhecido por câncer cervical, é uma doença de evolução lenta que acomete, sobretudo, mulheres acima dos 25 anos. O principal agente da enfermidade é papilomavírus humano (HPV), que pode infectar também os homens e estar associado ao surgimento do câncer de pênis.
Antes de tornar-se maligno, o que leva alguns anos, o tumor passa por uma fase de pré-malignidade, denominada NIC (neoplasia intraepitelial cervical), que pode ser classificada em graus I, II, III e IV de acordo com a gravidade do caso.
Embora sua incidência esteja diminuindo, o câncer de colo de útero ainda está entre as enfermidades que mais atingem as mulheres e levam a óbito no Brasil.

Fonte: http://www.laguna.sc.gov.br/noticias.php?cod_noticia=8303

 A CDL de Laguna apoia o outubro rosa e parabeniza a rede feminina de combate ao câncer pelo trabalho desenvolvido incansavelmente. Atitude Louvável de pessoas que se doam em favor da vida.

 

Seu comentário é muito importante

3 − dois =